sexta-feira, 23 de março de 2012

PROSSEGUINDO ....PARA O ALVO!


PROSSEGUIREI PARA O ALVO 


TEXTO: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp. 3:12-14).

Não há quem esteja ouvindo esta mensagem e lance o olhar ao passado sem que possa dizer que não tem coisas das quais lamentar. A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos têm o que lamentar.

Você se lamenta de coisas que fez e não deveria ter feito, e de coisas que não fez mas deveria ter feito.

Eu tenho coisas em meu passado que lamentar e se tivesse oportunidade de voltar ao passado não as faria outra vez.

Penso em coisas que fiz e não deveria ter feito e coisas que não fiz e deveria ter feito e são essas as coisas das quais lamento.

Acredito que há muitas pessoas que estão me ouvindo agora que trazem em si um grande peso por causa de coisas que fizeram no passado, e a maior lição que posso lhes ensinar hoje é como sair de onde se encontram e prosseguir para o que está adiante.

Como prosseguir?


Se você crê ou não, os maiores cristãos que já viveram tinham muitas coisas de onde deveriam partir. Tinham coisas de que se envergonhar; cheios de dores de cabeça; cheios de tristezas; cheios de erros; cheios de lamentos, mas Paulo nos ensina como partir de um passado de culpa, frustrações, erros e pesares e mover-se para um futuro que é cheio de glória.

Olhemos para Filipenses 3 e vejamos quatro coisas que nos ajudarão a prosseguir rumo ao destino final.

Para que você possa prosseguir precisa:
1. Esteja Insatisfeito com Sua Posição 

Não
 que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (Fp. 3:12). 

Embora Paulo fosse santificado, não estava satisfeito. Embora fosse um dos líderes mais proeminentes da igreja e pudesse dizer: “eu ando com Deus, estou envolvido em levar almas para Cristo, apesar de tudo não estou satisfeito.”

Apesar de todo o crescimento, ainda havia lugar para a maturidade. Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura do Varão perfeito. Isso não me desencoraja, mas encoraja-me a prosseguir do lugar onde me encontro hoje, para o lugar onde devo me encontrar. Ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir. Não importa quanto eu ore ou quanto eu pregue: enquanto eu sirvo, haverá ainda muito a aprender.

Enfrentamos dois perigos: Um tem a ver com nosso passado, outro com nosso presente. Podemos ficar no passado ou sair dele e permanecer no presente. 

Muitos podem dizer: “eu não sou perfeito mas...” Todos podemos descansar em nossas próprias realizações. Paulo poderia fazê-lo: ele foi o maior pregador que já se levantou, foi arrebatado até o terceiro Céu; escreveu a maior parte das epístolas do Novo Testamento, etc. Ainda assim ele diz: “eu não sou o que deveria ser.”

Uma pergunta: você é suficientemente perfeito para descobrir que não é perfeito o suficiente? Você é suficientemente maduro para entender que não é maduro o suficiente?

Paulo estava mais preocupado com seu caráter do que com a sua reputação. Paulo era tão cheio de Deus, porque era tão vazio de si mesmo!

Não estava preocupado com o sucesso. Sucesso não é um destino. Sucesso é um processo sem fim.

O sucesso não é medido pelo que nós somos hoje, mas pelo que deveríamos ser; não é determinado pelo que nós temos feito mas o que poderíamos ter feito. Portanto, o primeiro passo para prosseguir, énunca está satisfeito com o que você é. Seja sempre determinado. Ao levantar-se pela manhã diga: eu vou viver o resto da minha vida da melhor forma possível.

2. Seja Liberto do Seu Passado

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13). 


Primeiro que tudo: você não se pode concentrar em para onde vai, até se esquecer de ondepartiu. As expressões que Paulo usa falam de uma corrida:

A coisa importante não é onde você esteve, mas para onde você se dirige. Ninguém pode se lançar às esperanças e conquistas do futuro, se viver na lama do passado. Paulo estava determinado: “não deixarei o meu passado impedir o meu futuro.”

Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? 

Muitas. Lembre-se que antes que ele se tornasse um crente, um apóstolo, ele foi um assassino; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da igreja; ele tinha que esquecer as dores do passado; ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, naufragado, deserdado pela família, preso, caluniado ... 

Paulo teria que esquecer não somente os pesares, mas também as glórias passadas. No que concerne à igreja Paulo estava no topo da lista dos mais importantes. Ele tinha que esquecer isso também. Ele também tem que esquecer as culpas passadas. 

Deus queria dizer: Paulo, tome todos os passados pesares, suas glórias passadas e suas culpaspassadas, esqueça-os todos e prossiga para o alvo.

Você terá que limpar a gaveta do seu passado e esquecer as falhas passadas se quiser prosseguir com Deus.

O Significado da palavra esquecer: não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou controlado por.

Exemplo: Deus diz no livro de Isaías: “Dos teus pecados não me lembro mais.” Quer dizer que Deus tem uma má memória? O que Deus está dizendo é isto: não permitirei que aquilo que fizeste no passado influencie o meu relacionamento contigo no presente. Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre ti e mim. 

3. Seja Devotado ao Propósito

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13).

Paulo declara: uma coisa faço. Paulo tinha descoberto o segredo do poder da concentração: “Eu darei minha vida por uma só coisa.” Veja estas duas palavras: uma coisa. Lembra-se quando o jovem rico foi a Jesus? Depois de dizer que havia cumprido todos os mandamentos, Jesus declarou: uma coisa te falta: 

Qual a única coisa que Paulo perseguia? Veja o versículo 14
prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14). 

Alvo significa olhar para, uma marca na qual os olhos estão fixos.
Prêmio significa recompensa por ter vencido a corrida. 
Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo: vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado toda minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo.” Um só alvo, um só objetivo. Muitas vezes nada alcançamos, porque atiramos em todas as direções.

Concentração é o segredo do poder. Olhe para o Rio. Ele corre entre duas ribanceiras e se torna fonte da energia elétrica. O rio que flui em todas as direções, se perde. Se fluirmos entre as ribanceiras dos desejos e propósitos de Deus e da Sua vontade, seremos poderosos. 

Paulo tem uma receita muito simples de como causar uma revolução de Deus em sua vida: estabeleça os alvos certos na vida e depois edifique sua vida de modo a alcançá-los. Você produzirá 200% a mais se decidir tomar o tempo para estabelecer alvos e edificar a sua vida em volta deles com o fim de alcançá-los.
Estabeleça os alvos certos: Você não é melhor deixando de estabelecer alvos do que estabelecendo alvos errados.

Como Estabelecer o Alvo Certo?
• Meu alvo me ajudará a chegar onde devo chegar, que é alcançar um relacionamento mais profundo e íntimo com Deus?
• Ajudar-me-á a tornar alguém bem sucedido?
• Terei que violar princípios espirituais para chegar lá?
• Cumprirá o propósito de Deus para a minha vida, ou me ajudará a cumprir algo que Deus me ordenou fazer?

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13). 
prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14).


4. Seja Determinado em Sua Paixão
Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 
prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:12,14). 

A vida de Paulo era um prosseguir. Ele estava sempre prosseguindo. Posso ser desencorajado, mas vou prosseguir; posso ser derrotado, mas vou prosseguir; posso sentir-me cansado, mas vou prosseguir; estou sempre fazendo progressos, sempre prosseguindo.

Você pode esquecer seu passado, 
Pode focalizar-se no futuro; 
Pode estabelecer alvos, 
Mas demandará mais do que inspiração, mais do que transpiração, para chegar ao lugar onde você deve estar. Isso demandará determinação. Você tem de ter aquela vontade de ferro para dizer: “eu irei para onde devo ir. Eu estarei onde Deus quer que eu esteja.”

Vivemos uma geração que facilmente desiste. Alguém pode se divorciar da mulher só porque queimou os biscoitos.

Exemplo de determinação: Abraão Lincoln.
1832 - perdeu um emprego
1833 - seu negócio faliu
Teve um caminho de derrotas...
Somente em 1858 venceu e foi um dos maiores presidentes dos Estados Unidos. Era um perdedor. Mas ele tinha um alvo: ser presidente dos EUA. Ele perseguiu uma coisa.
O fracasso não é final; o fracasso nunca é um funeral. Deus não completou a obra em você até que você dê o último suspiro. A obra de Deus na sua vida não estará terminada até seu último suspiro.

Por causa da graça de Deus, da misericórdia de Deus e do perdão de Deus, não importa onde você esteve; não importa o que você fez; não importam suas culpas, não importa onde você esteve, mas onde você está e para onde se dirige.

A cada dia com Jesus é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia, desde que Cristo seja o Senhor. Então você poderá dizer cada dia: Prosseguirei. 

Seja Devotado ao Propósito

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, (Fp. 3:13). 

prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp. 3:14). 

POR: Valnice Milhomens, Ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário