terça-feira, 2 de outubro de 2012

SAÚDE.EVITANDO A ANEMIA.


Força nos vegetais
O ferro presente nos alimentos de origem vegetal é assimilado por nosso corpo quando combinado com vitamina C - na mesma refeição. Então, consuma os itens verde-escuros (como rúcula, agrião e brócolis) e grãos (feijão, lentilha, ervilha) com suco de laranja ou de acerola. Você também pode incluir manga ou suco de limão na salada verde.
Atenção!
Mesmo quem tem anemia por falta de ferro não deve exagerar no consumo do mineral, pois o excesso também pode causar anemia. Siga uma dieta balanceada e, se os sintomas permanecerem, consulte um médico.
Inimigos do ferro
Chá preto e café (ricos em tanino), cereais, nozes e sementes cruas (fontes de fitatos) e leite, iogurte e queijos (cálcio) diminuem e até impedem a absorção do ferro de origem vegetal. Comer creme de espinafre ou tomar cafezinho após a refeição, nem pensar!
Carne vermelha, sim!
A melhor fonte de ferro é, definitivamente, a carne vermelha, pois contém a proteína que o corpo humano absorve melhor. O fígado também é outra excelente fonte, porém é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, por causa do excesso de gordura.

Força extra 
As vegetarianas devem redobrar a atenção com a quantidade do mineral ingerida nas refeições, já que não comem carne vermelha. A nutricionista Patricia Vaz (RJ) ensina uma receita enriquecida:

COUVE SALTEADA COM GERGELIM
Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 90
Ingredientes
· 1 colher (sopa) de azeite
· 1 colher (chá) de alho picado
· 4 xícaras (chá) de couve manteiga picada em tiras finas
· 1/2 colher (chá) de sal
· 1 colher (sopa) de gergelim integral
Preparo
Primeiro coloque em uma panela o azeite com o alho picado e deixe refogar por aproximadamente 1 minuto. Em seguida, acrescente a couve e o sal e refogue por mais 2 minutos, misturando sempre. Sirva com o gergelim integral, salpicando-o sobre o prato.
*Vale lembrar que o ideal é saborear esta receita com um copo de suco à base de vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário