quarta-feira, 17 de outubro de 2012

OS BENEFÍCIOS DAS SEMENTES E COMO PREPARAR PARA CONSUMI-LAS!

O alto valor nutricional das sementes das frutas
As sementes da maioria das frutas são ricas em nutrientes e ajudam na preservação de várias doenças.

Algumas rejeitas por muita gente tratam-se de sementes que são riquíssimas em nutrientes – tanto que elas são as responsáveis

Por gerar uma nova planta.

Ma Nutricionista Maribel Melos explica que a semente de melancia, rica em ácidos graxos que previnem as doenças cardiovasculares.pela ação vasodilatadora, o óxido nítrico, muito interessante para as pessoas com pressão alta diz.

Semente de Melão: rica em cálcio e magnésio, a semente de melão ajuda a fortalecer os ossos de crianças e adolescentes e de quem sofre de osteoporose. Da mesma família ainda tem a abóbora que contem a vitamina C e previne o envelhecimento precoce. Ela tem uma um teor protéico, então é uma forma até de complementar a alimentação de pessoas vegetarianas ou que comem menos carne.

As sementes de frutas cítricas são uma remédio para a saúde do intestino. Ela mantém o trato intestinal assético, impedindo que verminoses ocorram.

Qual é o segredo para tirar proveito das sementes na saúde? – É o preparo.

O primeiro passo é lavar bem as sementes, co a ajuda do coador, /depois desidrate levando ao forno , que deve estar bem quente por quase uns 30 minutos. Guarde tudo num pote no congelador.Quando tiver acumulado bastante sementes, é só triturar.



Depois de triturada, a mistura fica com uma consistência semelhante ao do farelo de aveia e pode ser usada pronta em cima de saladas, frutas, e sucos, sem alterar o seu sabor.

A farinha que deve ser mantida na geladeira, também pode ser usada em pratos do dia-a-dia.

“Seria interessante para enriquecer bolos , suflês, refogados. Depois de pronta, a farinha pode ser consumida até em cima do feijão, fica muito bom argumenta Maribel Melos.

Para um bom aproveitamento no caso da farinha de sementes de melão, melancia e abóbora, o aconselhável é comer duas colheres de sopa por dias. Já para mistura de sementes cítricas – esta sim , mais amarga, uma colherzinha de chá. É suficiente. É uma fórmula barata que faz bem para a saúde e evita o desperdício.





. coletado por Dassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário