quinta-feira, 12 de abril de 2012

Éfeso, A igreja do amor esquecido





Em toda a Ásia Menor , não havia igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso. O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se diziam apóstolos ( Ap 2.2)- 

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

Éfeso era considerada a igreja excelente, se destacava tbm por seu testemunho, esforço e pelo seu árduo e prolongado trabalho pela expansão do Reino de Deus. Até o proprio Cristo elogiou os efésios. Eles eram uma referencia em toda aquela região. Mas ainda com tantas qualidades e inegáveis virtudes havia um sério problema com Éfeso e é sobre este problema que eu quero focar com vcs. Pois o problema que a igreja de Éfeso teria sofrido naquele tempo é um problema que muitos de nós temos enfrentado na nossa vida.
Se a igreja de Éfeso se dispusesse a o tal problema ela seria uma igreja perfeita.
E em nossa vida caminhamos para o mesmo...se tbm não deixarmos que de fato este problema faça parte de nossa vida nós estaremos a cada dia mais proximo a perfeição...afinal Jesus vem para buscar a sua igreja. "Nós somos a igreja do Senhor"...a noiva....e ele vem para nos buscar..
.... Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5:25-27.) 

Apostolo Paulo foi quem esteve a frente desta grande missão na cidade de Éfeso no inicio, por um certo tempo ele esteve na luta para alcançar aquele povo...no inicio teve uma "disputa " com os judeus, mas Deus ja havia escolhido aquele povo....e um grande avivamento tocou aquelas vidas, houve batismos com o Espirito Santo, curas divinas e não poucas conversões (At 19). Paulo pastoreou durante 3 anos aquele povo...expondo assim todo o conselho de Deus. (At 20. 27). Alem de Paulo tbm pastorearam a igreja de Éfeso obreiros de excelencia como Timóteo, Tíquico e de acordo com alguns estudiosos o seu pulpito ainda teria sido ocupado pelo discipulo amado João. Nenhuma igreja alem da de Jerusalém havia desfrutado de tantos privilegios como a de Éfeso. 
Aqueles cristãos alem de grandes privilegiados , o mais importante eles fizeram se renderam a voz, ao chamado do Senhor e doutoraram-se na Palavra de Deus...muitos n sendo mais como multidão, mas se tornando ministros excelentes.
Mas a igreja de Éfeso ainda não podia ser considerada uma igreja perfeita , pois no seu decorrer sofreu um grave problema e é aqui onde eu quero chamar a atenção de vcs.

A carta ao anjo a igreja de Éfeso

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. 
Apocalipse 2:1-7


Aquele povo , aquela igreja ja não vivia o amor de Deus do inicio...a lua de mel com o Senhor Jesus.E por incrivel que pareça ela nao percebera tal fato.

Já não se lembravam do primeiro e belo amor que dedicara ao Cordeiro de Deus.

E nós nos fazemos a seguinte pergunta : Como pode uma igreja que foi pastoreada pelo discipulo do amor ter se esquecido justamente do primeiro amor?

O QUE É O PRIMEIRO AMOR PARA NÓS?

O primeiro amor para mim é a alegria em ter todos os dias o amor e o espirito santo de Deus em nossas vidas...é ter a chama acesa...é ter sede e fome pelas coisas do Senhor...assim como Davi em sua oração feita a Deus clamou no salmos 51 vers. 12. Sim uma alegria que nos impulsiona a declarar com plena sinceridade a nossa afeição a Deus... em declarar e demosntrar que o amamos verdadeiramente acima de todas as coisas. Obedecendo os seus ensinamentos e vivendo em amor .

Como pode alguem vir a esquecer o primeiro amor sendo ele tão sublime e inefável?

Apesar de Éfeso ainda se entregar com coragem e ousadia a obra de Deus eles não mais se entregavam com amor.Apesar de seguirem rigorosamente as doutrinas ....não conservavam o ardor daquele sentimento que fez Sulamita palpitar pelo esposo:

Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios." ( Ct 6.3)

ERA-LHE URGENTE VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR!

Nós quando conhecemos a Jesus , quando o aceitamos em nossa vida como unico Senhor e salvador...como nosso guia, nosso refugio, nossa fortaleza, nosso maior amor...quando nos rendemos a ele verdadeiramente, quando descemos as aguas e deixamos o que era velho ser enterrado e um nova vida nascer para Cristo e em Cristo...quando estas coisas acontecem em nossa vida há uma chama reluzente...uma chama ardente dentro de nós...afixada em nossos corações....o desejo pela obra é cada vez maior...a sede pelas maravilhas do Senhor...a fome pela palavra e presença de Deus...o disponibilizar-se para obrar para o rei...o pregar o evangelho...o pregar o amor...o ser amor...o ajudar ao proximo...o ser correto diante do Senhor...o agradar a Deus....o ensinar ao proximo.....a alegria genuina...tudo isso se encontra no Primeiro amor. 
Mas é muito triste dizer isto, mas assim como foi com aquele povo em Éfeso tbm tem acontecido com muitos de nós.Muitos são os que estão na casa do Senhor , mas n estao com verdadeiro amor...muitos são os que afastaram do Senhor pois deixaram a chama do primeiro amor se apagar....como pode isso acontecer? como podemos evitar isso? o que devemos fazer?
Tantas perguntas não é mesmo?! É ...tudo isso é muito triste mas de fato acontece e tem acontecido com muitos.

Esquecer o primeiro amor não é incidente teológico, é queda espiritual. 
E como isso acontece? Acontece quando deixamos de buscar a Deus como deveríamos, quando deixamos de ler a palavra de Deus ...escutar a voz de Deus, quando deixamos de orar, quando não vigiamos, quando damos lugar para o pecado entrar em nossas vidas...quando abrimos brechas....quando não repreendemos os pensamentos que não são de procedência divina....e tantas outras coisas...
Mas tudo isso...demanda contrição e arrependimento.
Mas o Senhor tem a forma dele nos alertar e ele nos alerta...mas precisamos estar atentos pois ele muitas vezes fala conosco e n o escutamos....e muitas vezes porque não queremos escutar.
Assim como o Senhor Jesus junto ao pastor de Éfeso alertou aquele povo que eles deveriam de imediato voltarem ao primeiro amor...assim ele tem falado hoje conosco.

De que nos adianta obras sem fé?
A igreja de Éfeso era rica em obras, mas miserável  em amor.

Se as obras sem fé nada são, o que delas resta sem amor?
Até mesmo o auto-sacrificio sem amor nada é, conforme destaca o apostolo Paulo:

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
1 Coríntios 13:3

Não há obra tão elevada como amar a Deus:

 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 
Deuteronômio 6:5


Há crentes que se limitam a amar as bênçãos. Há outros que, mesmo sem as bênçãos, amam o abençoador.
O verdadeiro amor é aquele que existe na alegria , na tristeza, na saúde ou na doença...na bonança ou na escassez...um verdadeiro amor é aquele que se ama sem esperar nada em troca.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. 
Habacuque 3:17-18





Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 
Apocalipse 2:5

Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos o refrigério de um grande amor e poderoso avivamento.


COMO VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR?

* O primeiro passo para voltarmos ao primeiro amor é lembrarmos de onde caimos.

Devemos nos lembrar de Deus...ele jamais se esquece de nós.

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; 
Eclesiastes 12:1

Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti. 
Isaías 44:21

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. 
Isaías 49:15

Ele jamais se esquecerá de nós meus queridos....
Mas que nós venhamos nos lembrar dele todos os dias em todo o tempo.
Que nós voltamos a nossa mente aonde caimos...em qual momento foi que descuidamos...aonde erramos...aonde deixamos o inimigo entrar qual brecha foi aberta...que possamos voltar e ver aonde foi que caimos e diante do Senhor nos prostrarmos com sincero arrependimento.Este é o primeiro passo.

* O segundo passo é voltar à pratica das primeiras obras.

Devemos nos lembrar que nenhuma obra é completa e perfeita sem o amor...por mais que façamos grandes obras p o Senhor de nada elas valerão se não houver o amor...
Meditem na carta do apostolo Paulo a  1 corintios vers. 13, e nela avalie o seu amor. Veja se vc ainda ama o Cristo como Ele tem de ser amado. Ou será necessário que o próprio Senhor pergunte-lhe: "Amas-me mais do que estes?"( Jo 21. 15)

Se não entregarmos a Cristo o primeiro amor, como haveremos de ansiar por sua volta?
É necessário não somente amarmos a Cristo como antes, no inicio, como tbm amar-lhe a vinda como nunca.

* O terceiro passo é amar a vinda de Cristo.

Assim como o Cristo ama a Noiva ( a igreja do Senhor), e suspira por sua chegada aos céus, tambem devemos nós, como o seu corpo, almejar por sua vinda:

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 
2 Timóteo 4:8

Você realmente ama a vinda de Cristo?

Devemos estar preparados pois não sabemos queridos nem o dia nem a hora ( Marcos 13. 35), mas sabemos que ele vem...e que a cada dia se aproxima mais o tempo de sua vinda...tudo tem se cumprido...e precisamos nos encontrar no primeiro amor, pois se nele não estivermos não subiremos com nosso salvador...como a sua noiva igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. ( Efesios 5: 27) 

Sem amor não tem como agradar a Deus e com ele morar na eternidade....Temos que viver sempre o amor belo do inicio de nossa fé.Um amor que jamais deve morrer, mas renovar-se a cada manhã.
Se vc ja não ama a Cristo como antes , arrependa-se desse pecado de onde caiu...e evite maiores consequências.Rogue ao pai que o reconduza à sala do banquete, onde o Noivo esta a nossa espera:

Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor. 
Cânticos 2:4


Que DEUS abençoe-nos. Espero que vocês tenham gostado do estudo. E que Deus tenham falado com vocês assim como falou grandemente comigo.
JESUS TE AMA!
A honra , a glória e o poder ao Rei Jesus.

PAZ A TODOS.



DEUS É AMOR

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 
1 João 4:8

O AMOR É FRUTO DO ESPÍRITO

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
Gálatas 5:22

O AMOR ACOMPANHADO DA FÉ

Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo. 
Efésios 6:23

O AMOR CONSOLA

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 
Filipenses 2:1

O AMOR CONFORTA

Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, 
Colossenses 2:2

O HINO DO AMOR

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 
1 Coríntios 13:1-13




Fonte:

Baseada no estudo biblico:
As sete cartas do Apocalipse
Comentarista: Claudionor de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário