sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SEMENTES DE GIRASSOL

Fonte de nutrientes saudáveis e benéficos ao organismo.
Normalmente, as sementes dos girassóis são utilizadas para a fabricação do óleo de girassol. Um tipo de óleo vegetal muito saudável, rico especialmente nos ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. O óleo por sua vez é utilizado na culinária, muitas vezes substituindo o óleo de soja nos preparados fritos ou mesmo em saladas.

Essa pequena semente – assim como o gergelim – possui em seu interior muito óleo, ou seja, gordura. Entretanto não se trata de gorduras saturadas ruins, muito pelo contrário, as gorduras presentes na semente girassol são mono e poliinsaturadas, isto é, gorduras benéficas e também necessárias  ao bom funcionamento de nosso organismo.
Além disso, a semente ainda contém fibras e quantidades significativas de potássio, um mineral muito importante que auxilia na prevenção de cãibras. Outros nutrientes presentes na semente de girassol são os minerais: magnésio – que auxilia na boa formação dos ossos -, cobre, fósforo e selênio. Este último age em conjunto com a vitamina E – também presente na semente – auxiliando na proteção das células contra os radicais livres o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce.
Atenção para o fato de que a semente de girassol é bastante calórica devido ao alto teor de gorduras. Em uma porção de 50 gramas há cerca de 280 calorias.

Para aqueles que fazem pão em casa, do tipo integral, experimente acrescentar em sua massa um pouco das sementes de girassol sem casca – pepitas -, pode ainda adicionar aveia e sementes de linhaça. Isso ajuda a torná-lo mais nutritivo.
 cuidado para não exagerar na dose.
É interessante observar que na natureza as menores coisas apresentam grandes mistérios e são por vezes curiosas. Assim, a frase popular: “Nos menores frascos se encontram os melhores perfumes” pode ser bem aceita quando se trata de alimentos saudáveis. Basta observar a semente de girassol, o gergelim, as nozes, castanhas, enfim, são vários os pequenos alimentos, com grande poder nutritivo.

FONTE:http://www.alimentacao-saudavel.com/as-qualidades-das-sementes-de-girassol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário