segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Deus tem um propósito atrás de cada problema


Ele usa as circunstâncias p/ desenvolver nosso caráter.
Jesus nos alertou que teríamos problemas no mundo, ninguém esta imune a dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas, a vida é uma série de problemas. Toda vez que vc resolve um tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas todos são importantes p/ o seu crescimento.
Deus utiliza os problemas para trazê-los para perto de si. A Bíblia diz: O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. (Sl 34-18). Suas mais intimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios-quando seu coração estiver doendo, vc se sentir abandonado, não tiver mais nenhuma opção-e vc buscar somente a Deus. É durante períodos de sofrimentos que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras para com Deus.
Joni Earickson observa: “Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o e falando sobre ele. Mas é somente ao sofrimento que conhecemos Jesus”.
Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dele em vez de confiar em nós mesmos. Paulo testificou desse beneficio: “Sentimos que estávamos condenados a morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrermos a nós mesmos, isto significa, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos, pois é capaz de levantar os mortos”. ( )
Você nunca saberá que Deus é tudo o que você precisa até que ele seja tudo o que você tiver. Nossa esperança em tempos difíceis não é fundamental em pensamentos positivos, em anseios ou em otimismo natural. É uma certeza que se baseia na verdade de que Deus tem um plano projetista por trás de tudo. Nossa vida não é o resultado de um acaso, destino ou sorte. Existe um plano mestre. A história pertence a Deus. Nós cometemos erros mais Deus jamais. Deus não pode cometer erro porque Ele é Deus.
O plano de Deus envolve tudo que nos acontece-erros, pecados, mágoas, separações... Ele permite que isso nos aconteça para que o nosso caráter seja moldado, e não só coisas boas, para você fazer um bolo você utiliza, sal, ovos crus, açúcar e óleo.Comidos isoladamente cada ingrediente é bastante desagradável. Mas asse-os juntos, e se tornarão deliciosos. Se você der a Deus todas as suas experiências horríveis, Ele as misturará para que se tornem agradáveis.
Deus transforma maldição em bênção ( ) nós somos chamados filhos de Deus, e essa promessa é somente para aqueles que aceitam Jesus como único e suficiente Salvador, e todas as coisas contribuem para o mal daqueles que vivem em oposição a Deus, insistindo em seguir seus próprios caminhos.

Tudo que acontece conosco Deus permite por causa de seu propósito, que sejamos “iguais a Jesus”.

Quanto mais difícil for o problema maior será o potencial para o desenvolvimento de músculos espirituais e de fibra moral.
O que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece dentro de você.
As circunstâncias da vida são temporárias mais o caráter durará para sempre. A Bíblia freqüentemente compara as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Pedro disse: “essas dificuldades vem para provar que sua fé é pura”. Foi feita a seguinte pergunta a um ourives: Como você sabe que a prata é pura? Ele respondeu: “Quando vejo meu reflexo nela”.. Quando você é refinado pelas provações as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você, Tiago disse: “Sob pressão, a sua fé é forçada para fora e verdadeiramente se expõe”. ( )
Visto que Deus tenciona torná-lo semelhante a Jesus, ele o fará passar pelas mesmas experiências que Jesus passou. Isso inclui solidão, pressão, críticas, rejeição e muitos outros problemas. A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obedecer por meio dos seus sofrimentos e tb foi aperfeiçoado. Você tem que reagir da forma que Jesus reagiria no sofrimento, pois muitas pessoas ao invés de crescerem, só pioram e tornam-se pessoas amargas.
Nunca esqueça que o plano de Deus para você é bom.
Corrie Tem Boom, que sofreu em um campo de concentração nazista, explicou o poder da concentração: “Se vc olhar p/ o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido. Mas se olhar para Cristo ficará descansado”. Seu enfoque determinará seus sentimentos. O segredo da resistência é lembrar-se de que o sofrimento é temporário, mas sua recompensa é eterna.

Seja paciente e persistente, a Bíblia diz: “Entendam que (os problemas) vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança mais deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco”.
Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo e atrasamos nosso crescimento e na verdade acabamos com um tipo de sofrimento ainda pior-tipo inútil que acompanha a negação e a rejeição. Quando você compreende as conseqüências eternas do desenvolvimento do seu caráter, faz menos oração do tipo “consola-me” (faz-me que eu me sinta melhor), e mais orações do tipo torna-me adequado (usa isso para tornar-me mais semelhantes a ti).
Você sabe que está amadurecendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confusos e nas circunstâncias da vida aparentemente sem sentido.
Se vc estiver enfrentando problemas neste momento, não pergunte “por que eu?”, em vez disso, pergunte “o que vc quer que eu aprenda?” Confie em Deus e siga fazendo o que é certo.
Nós precisamos perseverar de modo que, quando tivermos feito a vontade de Deus, receberemos o que Ele nos prometeu, a coroa da vida.
Paulo disse: já que eu sei que tudo é para o bem de Cristo, sinto-me bem feliz com o “espinho” e com os insultos, as durezas, as perseguições e as dificuldades; porque quando estou fraco, então sou forte, quanto menos tenho, mais dependo de Deus. Sempre que se sentir fraco, Deus o estará lembrando de que vc depende dele.
Nossas fraquezas também previnem a arrogância. Elas nos mantêm humildes. Paulo disse: Para que eu não ficasse muito orgulhoso, me foi dado o dom de uma deficiência, para me colocar em constante com minhas limitações. Deus em muitos casos junta uma grande fraqueza com uma grande força para manter nosso ego sob controle. A limitação pode agir como o controlador que nos impede de ir rápido demais e passar a frente de Deus.
(Rick Warren / livro uma vida com propósito cap 22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário