quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

FERIDAS E TRAUMAS

A Bíblia nos fala de um modo especial das necessidades de cura de nossas feridas 
emocionais. Isaías nos mostra um Salvador que traz salvação e cura tanto física quanto 
emocional. Is.53.3,4,5. 
 Em Sl.147.3 –“sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas” 
A Bíblia também nos fala de um Deus que cura e cuida das feridas. Mas ainda diante disto 
existem muitas pessoas que crêem em um Deus distante lá no céu e que á o responsável por 
suas feridas. 
O que causa feridas em nossa alma somos nós mesmos, nosso egoísmo e orgulho, por isso o 
homem não pode curar-se a si mesmo, necessitamos de um Salvador que nos salve e cure. 
Jesus é este Salvador. 
Eu quero esclarecer nesta noite o porquê existem traumas e feridas emocionais. E porque é 
necessário uma ministração específica sobre isto.  
I Ts. 5.23 - O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo 
sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
O homem é constituído de espírito, nossa intuição, consciência e comunhão com Deus, de 
alma, vontade, desejos e emoções, e corpo, nossos sentidos e comunicação com o mundo.  
I Co.2.11 - Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, 
que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de 
Deus. 
Nos fala que somos espírito. Deus criou o homem para ser dirigido pelo espírito (Gl.5.16,18). 
Mas quando o homem pecou, seu espírito ficou amortecido e quem começou a guiar o 
homem foi a sua alma. Mas a alma não foi criada para tomar decisões, ela foi criada para ser 
desfrutada. 
Este tem sido a causa dos traumas, feridas e barreiras no homem, sua natureza pecaminosa. 
Mas não somos mais guiados pela nossa alma porque nós que aceitamos a cristo, temos 
nosso espírito vivificado, logo não somos mais guiados pela nossa alma, mas sim pelo 
Espírito de Deus.  
Mas que são traumas e feridas emocionais?  
 Os traumas são produzidos por experiências fortes, acima da capacidade emocional do 
indivíduo. Muitas vezes duas pessoas passam por uma mesma experiência traumática e somente uma delas é afetada. Por que isto acontece?   Normalmente cada indivíduo possui 
sua própria capacidade emocional. Deus criou os homens diferentes uns dos outros, 
exteriormente e psicologicamente. 
Ex.:  
As feridas são conseqüência de danos pessoais; pessoas e situações que o feriram, através 
de palavras e atitudes, ou ausência de afeto e atenção dos pais, desilusões, injustiças, 
sofrimentos morais e também físicos, etc. 
Algumas marcas ou cicatrizes ficam enterradas em nosso interior por longo tempo e depois 
provocam comportamentos e reações inexplicáveis. "Esses traumas e  feridas não são 
sarados quando nos convertemos".       
O que isso significa? Existem certas áreas de nossa vida que necessitam de um toque 
especial do Espírito Santo. 
Assim como recebemos orações especiais e específicas para cura física, necessitamos de 
orações para cura de nossas almas, onde, os traumas e feridas estão instalados. 
 Como Deus cura nossas feridas emocionais 
Todos nós precisamos de cura e crescimento emocional. Trata-se de uma titude de 
humildade e reconhecimento de que necessitamos de Deus da cura do Senhor.  
Quando temos uma ferida, colocamos um band-aid tapamos a ferida, mas ela continua lá, 
quando batemos sentimos dor. A ferida emocional, também, tapamos fingindo que não está 
lá mas ela está lá. E quando acontece alguma coisa sentimos novamente aquela dor. Para 
sermos curados é necessário tirarmos o band-aid para que o médico coloque o remédio. 
Esta noite vamos tirar o band-aid para que Jesus coloque seu sangue curador nas suas 
feridas emocionais. Vai doer, mas vai doer uma vez só! Enquanto não fizermos nada vai 
doer por toda a nossa vida. Qual é a sua decisão? Decida no espírito na alma, ela está ferida 
e não criada para isto! 
Reconhecimento. Reconhecer que tem uma ferida ou trauma e que necessita da cura de 
Deus.  CUIDADO com o orgulho. O que nos impede de sermos totalmente curados é nosso 
orgulho. Sabe aquela famosa frase: Quando eu aceitei a Jesus, Jesus levou todos os meus 
traumas!” é mesmo! Então porque dorme de luz acesa? Porque tem medo de água? E de 
barata? E a necessidade de comer tudo o que est;a na mesa? São traumas, normalmente de 
infância que precisam de um toque do Espírito e para isto você precisa reconhecer que 
necessita de cura. 
Confissão (Tg.5.16) – Confesse seu trauma, suas feridas, suas emoções negativas. O trauma 
na verdade não está na lembrança mas no sentimento. Ex. Assalto.  Quando orares renuncia 
essas emoções ruins e se aposse dos frutos do espírito: amor, longanimidade, alegria, paz, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Confesse! Não se justifique. 
Eu fiz isto porque ele me fez assim, assim…,  Confissão não é justificação. Não importa quem 
esta com a razão, não é uma demanda é uma confissão, apenas diga o que aconteceu e 
como você se sentiu. 
Perdoe. Perdoe aqueles que o magoaram, não importa quem está certo ou errado. Quem 
primeiro tem que pedir, lembra que o orgulho nos impede de sermos curados. Libere o 
perdão, assim como Jesus nos perdoou primeiro, sendo nós os que pecamos, perdoe, não 
pense, apenas perdoe. 
Receba o Perdão. Peça e receba o perdão de Deus pelas atitudes e sentimento errados. 
Receba o perdão de quem o feriu. 
Receba o amor de Deus. Desfrute da presença de Deus, permaneça um tempo em adoração 
e comunhão com Deus. 
Pense os pensamentos de Deus. (Fp.4.8) Mude sua maneira de pensar sobre você mesmo, 
Quebre os antigos padrões de pensamentos, pensamentos negativos, quando começar a 
pensar negativo, pare e declare a verdade de Deus sobre este pensamento, busque na Bíblia 
textos que o amparem. Encare seus medos, Jesus o libertou! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário