terça-feira, 5 de março de 2013

FIBRAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SAÚDE.



Você sabia que as fibras estão diretamente ligadas à manutenção da saúde e ajudam na perda de peso? Isso mesmo. Apesar não terem valores nutritivo e energético, são fundamentais para uma alimentação equilibrada, pois ajudam no bom funcionamento do intestino e na menor absorção de gorduras. Também aumentam a saciedade e diminuem a sensação de fome. Por isso, para quem pretende manter o peso ou quer emagrecer, a presença das fibras na dieta é sempre necessária. 
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para 90% dos brasileiros a ingestão diária de frutas, verduras e legumes está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A escassez de fibras atinge 68% da população. De acordo com recomendações do National Academy of Sciences, dos EUA, o ideal é a ingestão de 38g de fibras para os homens e 25g para as mulheres. 
Para alcançar essas taxas é necessária uma bastante regrada, algo praticamente inalcançável quando há alta ingestão de produtos refinados e porções insignificantes de frutas e hortaliças na dieta.  As crianças também podem apresentar problemas relacionados à falta de fibras, tendo em vista que um levantamento do Johns Hopkins Children’s Center, nos Estados Unidos, aponta um crescimento de 30% nos casos de crianças com constipação causada, principalmente, pela má alimentação. 
Dessa forma, a suplementação de fibras é uma opção. “Os complementos nutricionais à base de fibras ajudam a atingir as necessidades diárias do organismo”, afirma a nutricionista Alessandra.  “Reduzir a gordura abdominal é importante, não somente pela estética, mas também para evitar doenças como hipertensão, diabetes e controlar níveis de colesterol”, completa.
Uma das ações das fibras é envolver o alimento gorduroso. “A fibra dificulta a absorção da gordura no intestino, fazendo que parte dela não seja absorvida e sim eliminada pelo bolo fecal”. Entretanto, somente as fibras não fazem milagres, é preciso associá-las a uma reeducação alimentar e a prática de atividade física para reduzir a gordura abdominal.

Principais alimentos ricos em fibras: 
Aveia em flocos – 4,56g para 100 gramas: pode ser consumida com frutas no café da manhã ou no lanche da tarde complementando uma vitamina. Ajuda a manter a sensação de saciedade.
Germe de trigo – 4,76g para 100 gramas: além das fibras, possui proteínas e ferro.
Caqui chocolate – 7,3g cada unidade: tem grande quantidade de fibras que regularizam o funcionamento dos intestinos.
Goiaba – 6g 1 unidade e meia: além de ajudar a perder peso, reforça o sistema imunológico.
Ameixa – 3,4g em 4 unidades: é considerada um laxante natural ao acelerar o trânsito intestinal, devido ao alto teor de fibras.
 FONTE: http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/falta-de-fibras-na-alimentacao-atinge-68-dos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário